Câncer de Mama

O câncer de mama é o segundo câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Atualmente representa aproximadamente 30% de todos os cânceres que afetam mulheres. Homens também podem ser vítimas do câncer de mama, apesar de ser mais raro, correspondendo apenas 1% dos casos

O câncer de mama é raro antes dos 35 anos de idade, mas se torna cada vez mais incidente após essa data. Especialmente após os 50 anos. Por isso é recomendado a mulher realizar mamografia apartir dos 50 anos bianualmente.

O principal sintoma é o aparecimento de nódulo mamário, rígido, fixo, consistência pétria, indolor de contorno irregular, podendo apresentar descarga mamilar transparente a rosada.

Outros sinais são: retração da pele ou do mamilo, assimetria significativa entre as mamas, edema, vermelhidão, descamação ou secreção unilateral espontânea.

Nódulos benignos geralmente apresentam as seguintes características: consistência fibroelastica, mobilidade, contorno regular, dor e até descarga mamilar sero-sanguinolenta. Entretanto todo nódulo identificado deve ser acompanhado e avaliado por um profissional capacitado: Gnecologista, médico da família, clínico geral ou mastologista.

Na suspeição de um nódulo. A investigação continuará atráves da ultrassonografia e da mamografia que trarão mais informações importantes sobre o nódulo, podendo mesmo descartar o diagnóstico de câncer de mama. Entretanto a suspeição se mantendo ou aumentando o diagnóstico será feito pela biopsia.

Cancer de mama

Auto Exame das Mamas

Quem deve realizar o auto exame das Mamas?

– Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres. O ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração. A realização desse exame é recomendada para todas as mulheres acima de 20 anos de idade, com caso de Câncer na família e todas as mulheres acima de 30 anos. O autoexame é feito sete dias após o inicio da menstruação.

Qual a frequência do auto exame das Mamas?

– Uma vez por mês

O auto exame faz parte da presenção do Câncer de Mama?

– Não, ele faz parte do rastreio, portanto quando observadas alterações no auto exame o medico deve ser acionado para a partir disso para realizar a prevenção através de mais exames.

Como realizo o auto exame das Mamas?

– 1° passo: Observação:

Observar na frente do espelho. Em três posturas. Braços levantados, braços caídos e braços abertos.

– 2° Passo Palpação:

Em seguida com a mão direita atrás da cabeça. Realizar a palpação da mama direita de acordo com os movimentos observados na imagem abaixo. E repetir o mesmo com a outra mama. A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.

Quais são os sinais de alerta?

– Alterações na pele da mama, como ondulações, enrugamentos ou protuberâncias;

– Aumento ou inchaço de uma das mamas, apresentando tamanhos ou forma diferentes;

– Vermelhidão ou alterações da cor da mama;

– Dor, inchaço ou encolhimento em alguma região da mama;

– Saída de líquido aquoso, leitoso, amarelo ou sangue pelo mamilo;

– Vermelhidão, escamação ou mudança de posição do mamilo, como voltado para dentro;

Para aqueles que querem aprender sobre como realizar o auto exame das mamas, recomendamos o video explicativo do Canal Tua Saúde sobre o tema!

Compartilhe este conteúdo

Matéria escrita pelo nosso colaborador, clinico geral e medico do trabalho: Thales Machado.

Thales Machado: tem formação em Ayurveda e Medicina do Trabalho com 6 anos de atuação como médico examinador.

“Toda doença do corpo é um processo de cura para a alma”

Francisco Xavier

© 2025 TMAS Saúde e Segurança do Trabalho | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Iteca